O CAT – Centro de Atendimento ao Trabalhador é um dos programas desenvolvidos pelo Instituto Iguaçu, que nasceu em 15 de novembro de 1997 e é uma organização sem fins lucrativos criada, administrada e mantida por entidades e organizações comunitárias, sindicais e sociais, potencializando sua estrutura para melhor atender aos trabalhadores que prestam serviços nas áreas pública e privada. O Instituto Iguaçu nasceu de uma ideia primária de ser um instrumento que cuidasse da formação profissional do trabalhador, tendo em vista que os sindicatos tinham uma necessidade de melhor qualificação de mão de obra.
No ano de 2004 o Instituto Iguaçu criou o Programa de Integração Empresa Escola (PIEE), visando facilitar a inclusão dos estudantes no mercado de trabalho. Já no ano de 2008 foi realizada parceria com o Ministério do Trabalho visando facilitar o acesso do trabalhador à emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
Através das modificações no mundo do mercado de trabalho e da escassez de mão-de-obra, em 2011 sentiu-se a necessidade de criar o CAT - Centro de Atendimento ao Trabalhador que veio para unir os já existentes serviços de: qualificação profissional, programa de estágio remunerado (PIEE), emissão de carteiras de trabalho e, passar a oferecer o serviço de agência de empregos, onde se atende à empresa que necessita de profissionais, e o trabalhador que procura uma colocação no mercado de trabalho. Estes serviços são totalmente GRATUITOS ao trabalhador.